Publicado por: @juba7 | fevereiro 10, 2010

Bafômetro descartável, o tira-teima do bêbado

Se a intenção do governo italiano não é pregar multas em cima dos condutores que bebem e depois são pegos conduzindo um carro, digo que esse programa governamental foi uma boa sacada no sentido de alertar quem guia após tomar uns tragos. A campanha é muito sagaz: distribui em bares e restaurantes o teste alcoólico, uma espécie de mini-bafômetro descartável.

Como ler o teste

Como ler o teste

O resultado do teste sai em dois minutos. Se existe a presença de álcool, os cristais amarelos reagem e ficam verdes.  Se os cristais que se tornaram verdes alcançam ou ultrapassam a marca do anel central, é porque o sujeito bebeu além do permitido aqui na Itália – que é de 0,25 mg de álcool/litro, o equivalente a 0,5 g de álcool em 1 litro de sangue.

Depois de soprar é preciso esvaziar

Depois de soprar é preciso esvaziar

Na embalagem do mini-bafômetro, o texto alerta que dirigir alcoolizado aumenta em três vezes o risco de acidentes e que o ponto máximo de embriaguez é verificado uma hora depois da primeira dose.

Resolvi fazer o teste. Bebi três chopps pequenos (copo menor do que uma tulipa brasileira) da cerveja Bulldog Stong Ale que, se não me engano agora, tem gradação alcoólica de quase 6° GL. O resultado segue na foto abaixo. Os cristais que ultrapassavam o anel ficaram verdes. Mesmo eu me sentindo apta a dirigir, o bafômetro descartável me reprovou no teste do bêbado teimoso.

Cristais verdes além do anel central: sinal de embriaguês

Cristais verdes além do anel central: sinal de embriaguês

Anúncios

Responses

  1. Oi Juliana,

    Estou adorando seu site, tem muitas dicas boas!!
    o assunto não tem a ver com o post, mas acredito que seria mais fácil pra você ler, já que foi o ultimo que você fez.
    Estou querendo ir pra Santiago e queria muito esquiar. Penso em ir no mês de agosto ou setembro, pois acredito que a neve continua e que o preço é mais baixo que nos mês de julho.
    Qual lugar você recomendaria? Que nao fosse muito caro e legal pra iniciantes… Alugo as roupas pra esquiar onde? Qto sai o total do aluguel das roupas e o ski?
    Você acha que ficar lá 5 dias consigo conhecer os principais pontos turísticos de Santiago e arredores? Nesses arredores, quais lugares você indicaria?
    Desculpe tantas perguntas!! ehehe

    Obrigada,

    Juliana

  2. adorei! realmente conscientizar é muito melhor. pena que aqui non funciona. vou postar teu textim no fresta, tá?

  3. Positivo e operante!

  4. Oi Juliana,

    o problema é que não conheço muitos lugares para esquiar no Chile, não fiz essa viagem. A dica que eu dou no blog é de Mendoza. É bem pra iniciante. Se chama Vallecitos. Explica onde alugar equipamentos e tudo. E dá pra ir pra Santiago depois, de ônibus, como eu explico aqui no blog tmb. Três dias são suficientes pra capital Chilena.
    Dá um fuçada aí.
    Bjos e boa sorte


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: