Publicado por: @juba7 | fevereiro 2, 2010

Exposição do Corpo de Santo Antônio 2010

ITÁLIA

Por Juliana Bassetti, Pádua, Itália

Um momento histórico e raro para os católicos de todo o mundo acontecerá neste mês em Pádua, cidade da provícia do Vêneto: a exposição dos restos mortais de Santo Antônio. Desde a sua morte, no ano de 1231, essa será a terceira vez que o corpo do santo estará visível ao público.

A exposição acontece entre os dias 15 e 21 de fevereiro na “Pontificia Basilica del Santo” e a visitação é gratuita.

Histórico

Reconhecimento do corpo no Séc XIII

Reconhecimento do corpo no Séc XIII

A primeira abertura do túmulo foi em 1263. O objetivo dos freis era por um fim à dúvida de que a caixa mortuária estava vazia. Prega a história católica que naquela oportunidade o então Frei Boaventura (postumamente santificado e hoje Santo Boaventura) encontrou o corpo do santo já decomposto mas com a língua intacta. Para os devotos, o milagre se devia ao fato de Santo Antônio pregar a palavra de Deus.

Exposição do corpo de Santo Antônio em 1981

Exposição do corpo de Santo Antônio em 1981

Em 1981 a tumba foi reaberta para trocar a antiga caixa mortuária de madeira por uma de cristal. Os ossos foram organizados como um esqueleto e a redoma foi guardada dentro de uma arca de mármore. Nessa oportunidade a ossada foi examinada e os peritos descobriram que não só a língua que Boaventura encontrara no século XIII estava intacta, mas também todo aparelho fonador. Desde então, esses pedaços do corpo do santo estão expostos na Basílica.

Cappella dell'Arca restaurada

Cappella dell'Arca restaurada

Em abril de 2008 a Cappella Dell’Arca, onde fica mausoléu de mármore dentro da Basílica, passou por uma restauração e a arca foi transferida para uma outra capela. A restauração foi concluída em dezembro do ano passado.

Em janeiro de 2010, faltando pouco mais de um mês para devolver Santo Antônio a sua capela, os Frades Menores Conventuais que coordenam a Basĺica decidiram fazer uma nova exposição dos restos mortais.

Por seis dias, a Basílica ficará aberta das 6h15 às 19h e no último dia, sábado até às 20h. Ainda não se sabe a possibilidade de estender esse período, como ocorreu na exposição de 1981. A organização do evento espera a visita de mais 100 mil pelegrinos. O Papa também foi convidado mas até agora não confirmou presença. Uma webcam estará ligada 24h sobre o corpo do santo para os devotos que puderam vir a Padova acompanhar o evento. Portadores de necessidades especiais devem solicitar um crachá específico.

Mais informações: www.santoantonio.org/ostensionedelsanto2010

ou pelo e-mail infobasilica@santoantonio.org




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: