ITÁLIA
Por Juliana Bassetti, Pádua, Itália
Um momento histórico e raro para os católicos de todo o mundo acontecerá neste mês em Pádua, cidade da provícia do Vêneto: a exposição dos restos mortais de Santo Antônio. Desde a sua morte, no ano de 1231, essa será a terceira vez que o corpo do santo estará visível ao público.
A exposição acontece entre os dias 15 e 21 de fevereiro na “Pontificia Basilica del Santo” e a visitação é gratuita.
Histórico
A primeira abertura do túmulo foi em 1263. O objetivo dos freis era por um fim à dúvida de que a caixa mortuária estava vazia. Prega a história católica que naquela oportunidade o então Frei Boaventura (postumamente santificado e hoje Santo Boaventura) encontrou o corpo do santo já decomposto mas com a língua intacta. Para os devotos, o milagre se devia ao fato de Santo Antônio pregar a palavra de Deus.
Em 1981 a tumba foi reaberta para trocar a antiga caixa mortuária de madeira por uma de cristal. Os ossos foram organizados como um esqueleto e a redoma foi guardada dentro de uma arca de mármore. Nessa oportunidade a ossada foi examinada e os peritos descobriram que não só a língua que Boaventura encontrara no século XIII estava intacta, mas também todo aparelho fonador. Desde então, esses pedaços do corpo do santo estão expostos na Basílica.
Em abril de 2008 a Cappella Dell’Arca, onde fica mausoléu de mármore dentro da Basílica, passou por uma restauração e a arca foi transferida para uma outra capela. A restauração foi concluída em dezembro do ano passado.
Em janeiro de 2010, faltando pouco mais de um mês para devolver Santo Antônio a sua capela, os Frades Menores Conventuais que coordenam a Basĺica decidiram fazer uma nova exposição dos restos mortais.
Por seis dias, a Basílica ficará aberta das 6h15 às 19h e no último dia, sábado até às 20h. Ainda não se sabe a possibilidade de estender esse período, como ocorreu na exposição de 1981. A organização do evento espera a visita de mais 100 mil pelegrinos. O Papa também foi convidado mas até agora não confirmou presença. Uma webcam estará ligada 24h sobre o corpo do santo para os devotos que puderam vir a Padova acompanhar o evento. Portadores de necessidades especiais devem solicitar um crachá específico.
Mais informações: www.santoantonio.org/ostensionedelsanto2010
ou pelo e-mail infobasilica@santoantonio.org
Deixe um comentário