Publicado por: @juba7 | julho 24, 2008

Alfajor Argentino

2014 – ATUALIZANDO esse post: descobri um outro alfajor que é muito gostoso e barato. É o “Jorgito”. Vende individual ou

Pacote de Jorgito com seis

       Pacote de Jorgito com seis

em pacotinho com alfajores menores com seis (aliás, o tamanho ideal para mim, acho o individual meio grande). Apesar da qualidade, a logomarca é horrível e a embalagem é medonha. Fica meio chato trazer o “Jorgito” de presente pro seu chefe. Mas, se for pra sua família, amigos próximos, pode apostar, que ele é uma delícia. Em tempo: só provei o de doce de leite coberto com chocolate.

Embalagem feia, mas sabor delicioso

Embalagem feia, mas sabor delicioso

 

————–

Os alfajores argentinos são as vedetes das ruas de Buenos Aires. Em cada esquina tem alguém desembalando um. Pra quem nunca comeu, o alfajor é tipo um biscoito à base de maisena, lembra um pouco o nosso pão-de-ló. Esse biscoito é recheado com doce de leite e coberto com chocolate. Mas hoje é possível encontrar uma dúzia de variações da receita tradicional: alfajor com recheio de avelã coberto com chocolate, ou com duplo recheio de doce de leite (tipo um Big Mac de alfajor). Tem também com recheio de nozes e cobertura de merengue, recheio de chocolate com cobertura de chocolate meio-amargo, de chocolate com menta, de geléia de goiaba, e assim vai. Eu sou ortodoxa e prefiro não arriscar. Só como o tradicional.

Em vários pontos da cidade você vai encontrar pequenas lojas de conveniência que vendem alfajores de inúmeras marcas. Com tanta variedade, fica difícil escolher. Eu fiz esse imenso esforço pra você e provei algumas diferentes marcas: Milka, Sucesso, El Cachafaz e os tradicionais Havanna. Esse último só é vendido nos cafés Havanna e no Dutty Free.

O Milka, da Nestlè, feito com o mesmo chocolate que temos aqui no Brasil vendido em barras, é ruim. Muito doce, ideal para o paladar de uma criança. A não ser que você seja uma formiga, não prove. O Sucesso, achei ruim também. Não me lembro, exatamente, o porquê. O Havanna caiu um pouco de 2007 pra cá. A empresa variou muito seus negócios e acabou deixando de caprichar no seu carro-chefe. Aquele cheirinho de laranja que tinha e a maciez da massa já não são mais os mesmos. Porém, continua sendo um bom alfajor. A grande surpresa para mim foi o El Cachafaz. A embalagem dele é uma imitação do Havanna (dourado com estrelinhas), o preço é o mesmo, mas o sabor é superior. Ele é fofinho por dentro, derrete na boca, e a cobertura de chocolate é bem mais grossinha, faz “croc” quando você morde.

O problema é que não encontrei caixas pequenas de El Cachafaz (só com 48 unidades) então eu trouxe uns avulsos e acabei comprando os do Havanna na caixinha com seis para presentear meu amigos. No Dutty Free, quando voltávamos para o Brasil, não resisti e levei uma caixa de Havanna pra mim, com 24 alfajores. Saiu por US$18 dólares. Nas lojas Havanna cada unidade custa $2,50 pesos. O El Cachafaz custa o mesmo que o Havanna. Já os demais oscilam entre $1,50 e $ 2 pesos.

Anúncios

Responses

  1. Oi, Juliana!! Como vai??
    Estou na Argentina e acabo de provar o Alfajor El Cachafaz! Creio que temos a mesma opiniao sobre ele.. perfeito!!! Fiquei tao maravilhada que corri pra internet pra descobrir mais sobre ele, e, inclusive, onde encontrar uma caixa!! Vi que vc disse que encontrou caixas com 48.. lembra onde foi?? Estou mto interessada.. ehehe
    Vou ficar ateh o dia 22 de setembro e, caso nao for incomodar, por favor, me envie um email com todas as dicas que puder dar!!
    Obrigada!!

    Fer

  2. Oi Fernanda,

    eu fui perguntando de lojinha em lojinha se eles tinham El Cachafaz, até que encontrei. Foi bem difícil de achar e me arrependi de não ter comprado a caixa de 48.
    Tem uma farmácia na Calle Florida que vende avulso também. Ali, ele custa mais caro que o Havanna. Porém, na minha opinião, vale a pena.

    Olha, todas as dicas que consegui reunir até agora estão aqui no Mochila Chic. Dê uma conferida nos outros tópicos.

    Beijos

  3. Oi Juliana, td bem?

    Primeiramente, meus parabéns pelo seu blog, é excelente!

    Estou indo para Argentina e Chile daqui 15 dias, e gostaria de saber se quando esteve por lá, fora os passeios, fez também compras de roupas e quais as dicas que dá de onde encontrar bons preços, principalmente de jeans, como Diesel, Carmim, etc..

    Ah, outra coisa que gostaria de te perguntar é se foi em alguma casa noturna em Buenos Aires, e se sugere alguma que não tenha um público tão jovem e nem seja muito cara!

    Aguardo retorno! Obrigada!

    Beijos..

  4. Valeu, Cibele!
    Quanto à roupas de marcas conhecidas, não cheguei a olhar valores. No geral, não achei as roupas mais baratas do que em São Paulo.

    Casa noturna, não cheguei a freqüentar nenhuma. Mas tem um lugar que eu fiquei interessada em ir. É um restaurante-balada, o TE MATARÉ RAMIREZ
    http://www.tematareramirez.com
    Ouvi dizer que tem um clima sexy no ar, mas sem vulgaridade. Especialmente indicado para casais. O cardápio tem nomes picantes e tal. Acho que pode ser divertido. Dê uma olhada no site e boa sorte!

  5. Juliana, acabo de chegar de Buenos Aires. Antes de ir, li seu blog e já cheguei por lá sabendo o que queria, em relação a Alfajor… rsrsrs.
    Bom, o fato é que eu e minha esposa provamos quase todos os que apareceram. Todos os dias, na hora em que estávamos voltando pro hotel, comprávamos alguns e íamos caminhando e comendo alfajor. Sem dúvida alguma, o El Cachafaz é o melhor. O Sucesso realmente chega bem perto, mas El Cachafaz é imbatível.
    Com relação a isso, deixo uma dica que aprendi nessa viagem: Há várias lojas da rede 25 Hrs, em Buenos Aires. Praticamente em cada esquina encontra-se uma. Eles vendem os alfajores El Cachafaz, Sucesso e alguns outros. Os preços ficam entre os melhores da cidade. Pois bem, se vc pretende comprá-los pra levar de presente (como fizemos), deixe pra fazer isso na loja do aeroporto, que tem os mesmos preços, e vc não precisa ficar carregando peso…
    Abraços.

  6. Juliana,
    Boa Noite, vc lembra preços das cx de alfajores tanto Havanna qto este nome que vc´s encontraram ? estou indo pra Buenos Aires domingo agora dia 11, e quero trazer de presente alguns e gostaria de ter ideia de valores.
    Abraços

  7. Eles custavam de P$ 2 a P$ 3 pesos, mas com a crise e inflação, não tenho como te dar certeza de valores.

  8. O melhor deles é o ABUELA GOYE, da Patagônia. Onde posso comprar alfajores aqui no Brasil?

  9. Eles podem ser encntrados na Galeria Florida e são um pouco mais caros, cerca de U$ 0,7. SITE: http://www.abuelagoye.com.ar

  10. PS.: GALERIA PACIFICO, Buenos Aires.

  11. BREVE TALVEZ RSSS…, VOCE ENCONTRARÁ OS ALFAJOR EL CACHAFAZ NO BRASIL ( FLORIPA)
    ESTAMOS FAZENDO CONTATO PARA IMPORTAÇÃO. QUEM TIVER INTERESSE MANDE SEU EMAIL QUE LHE DAREMOS MAIS INFORMAÇÃO COMO ADQUIRI E RECEBER
    ABRAÇO
    VICENTE FLORIPA

  12. Oi, Juliana. Parabéns pelo blog. Me ajudou muito na viagem que fiz no no passado (Bueos Aires, Mendoza e Santiago).
    Eu tenho interesse em comprar o El Cachafaz. O Vicente pode me contactar pelo meu blog: http://www.peqprazeres.blogspot.com. Há, inclusive, um texto sobre esse alfajor lá.

    Abs!

  13. sou argentino, estou morando en Florianopolis e tenho vontades de importar alfajores argentinos mas preciso informaçao
    muito obrigado
    abraços
    Nicolas

  14. preciso com urgencia saber se aqui no brasil alguem vende o el cacharas,por favor me contaten no e-mail

  15. Olá Juliana,
    Existe uma outra marca de Alfajor muito boa também, chama Bonafide! Acho melhor que o Havana!
    Parabéns pelo blog, está me ajudando muuuito!!!

  16. Olá Juliana,
    Gostei das dicas do seu blog sobre alfajor…Estou indo para Buenos Aires na semana que vem e gostaria de comprar alfajor para presentear meus amigos…Alguém poderia e dizer quanto custa uma caixa com 12 unidades da Havanna ou El Cachafaz…
    Beijos,
    Gisele.

  17. Olá pessoal! AMEI o blog!! Mt legal!! =]
    Se vcs puderem me passar por e-mail informação de como comprar o El Cachafaz eu agradeço muito!!! Qd estive na Argentina experimentei dele, ele é realmente o melhor!!! Só ñ consegui trazer pelo mesmo problema, queria dar de presente e só tinha caixa com 48..
    Aguardo ctt =]
    Desde já agradeço!!! Fiquem na PAZ!!^^

  18. Oi Juliana,
    eu gostariad de saber se você ouviu falar do Alfajor Capitán Del Espacio e se sim qual a sua avaliação na equiparação com os outros tradicionais.

  19. Puxa, infelizmente não conheço esse alfajor. Mas já anotei o nome aqui pra provar na minha próxima viagem a Buenos Aires!

  20. Olha, eu encontrei o Cachafaz numa farmácia da Calle Florida. Tem que ir andando e perguntando. Na verdade, poucos atendentes conheciam o El Cachafaz. Acho que, pra alguns lojistas, tudo é alfajor, todos são iguais e tudo vende.
    :)

  21. vou para BsAs em fevereiro e já estou com agua na boca…amo doces….

  22. Juliana,
    O El Cachafaz é maravilhoso de fato :)) Ahh, e só para constar, o alfajor Milka é da Kraft Foods, maior concorrente da Nestlé!

  23. El CACHAFAZ é o melhor, disparado! Só que hoje em dia ele já é vendido em tudo quanto é canto, por um preço superior ao Havanna.

  24. Ah, preços: o Cachafaz varia entre 2,50 e 3 pesos. O Havanna tá 2 pesos.

  25. El CACHAFAZ REALMENTE É O MELHOR ALFAJOR QUE JÁ COMI EM TODA MINHA VIDA. Todos meus amigos que presentei adoraram. Quando fui à Argentina alguém havia me recomendado, mas não sabia que era tão bom assim. Valeu a pena !!!

  26. Moro Em Vitória- ES a adorei o alfajor Cachafaz, trouxe algumas caixaspara saborera, porém á acabaram.Alguém sabe onde posso comprá-los no Brasil via internet, correio ou mesmo em lojas?
    Obrigada
    Adilea

  27. Não lembro de ter experimentado este El Cachafaz, mas eu me lembro bem do Abuela Goye. Estranhei apenas uma pessoa ter comentado dele aqui. Se, após ter experimentado, considero o Abuela Goye o melhor alfajor que já degustei na vida, estou ansioso para conhecer El Cachafaz!

  28. Olá,
    achei no google seu site procurando pelo cachafaz. Voltei agora de BsAs. O que é legal é que fiquei na casa de amigos… então não era no centro… fomos a um supermercado grande tipo carrefour chamado Jumbo perto do bairro deles chamado Del Viso… olha… lá vendiam pelo menos uns 08 tipos de alfajores diferentes… compramos quase todos… sabe qual é o pior? O havana… nossa… que desgosto comer um havana após provar o cachafaz… que sem dúvida é o melhor de todos disparado… agora… em segundo lugar vcs vão rir… mas tem um alfajor chamado Jorgito (branco) que a filha desse casal de amigos gosta muito e leva na lancheira… ahhh … lógico que pegamos… é fantástico… só perde para o cachafaz… mas é delicioso demais… bem coisa de criança mesmo… vale a pena então procurar em mercados menores que podem encontrar essas preciosidades e, lotar as malas quando voltarem ao Brasil… pq aqui das 04 caixas que trouxemos, só tem uma… e chegamos a 3 dias apenas.. hehehe abraços

  29. Hahaha, tem que lembrar a pronúncia correta na hora de pedir pro cara do supermercado: rôr rito blanco.

  30. Oi Juliana,

    Gostei muito do seu blog e resolvi de escrever, porque minha prima vai para Argentina e gostaria de uma sugestão sua de alguma coisa que eu possa pedir para trazer mim e principalmente porque eu estava fazendo espanhol.
    Obrigada deste já pela atenção,
    Juliana.

  31. Oi Juliana,

    Buenos Aires tem muitas livrarias. Se me permites, te sugiro pedir um livro chamado “En celo 1”, da editora Reservoir Books. É uma compilaćão de textos escritos pela nova geraćão argentina com o tema sexo. Os textos são bem divertidos também. Para saber mais, clique aqui http://www.eblog.com.ar/2346/cuentos-de-autores-jovenes/
    Boa leitura!

  32. Oi Juliana,

    Obrigada pela dica deste livro, entrei no blog e achei muito bacana, e eu também gostaria de uma sugestão de revistas argentinas.

    Obrigada deste já,

    Juliana.

  33. Oi Juliana,

    Tentei achar na internet o valor do livro que você me sugeriu em pesos para tentar converter para reais, mas não consegui achar o preço. Você por sabe o valor do livro?

    Obrigada deste já,
    Juliana.

  34. Necessito necessito uma industria fornecedor na Argentina……. Pois estou disposto a importar para o brasil.
    jose luis arevalos pais de almeida

  35. precisso de uma industria da argentina que possa fornecer valores para que a minha empresa possa importar alfachor por foz do iguaçu.brasil

  36. Olá, estou indo pra Bariloche e Buenos aires, gostaira de saber O que posso trazer de presente pros meus filhos e parentes, que simboliza o local que eu estarei visitando… algo do país… lembrança tipica…!!!
    se vc puder me mandar por email, eu agradeço.
    Boa noite!!!

  37. Típico de Bariloche, eu não sei te dizer, mas tive uma idéia! Não sei onde você mora, mas aqui no sul seriam bem úteis aqueles aquecedores de orelha (tipo um fone de ouvido, olha a foto=>http://twixar.com/guOd).
    De Buenos Aires, o presente mais típico são os alfajores, além do doce de leite e vinho. Dependendo da cia aérea, dá pra levar os vinhos e doce na mão.
    Eu já trouxe, uma vez, imã de geladeira da Evita e do Che Guevara. E já ganhei um cachecol. Cremes da La Roche não são típicos, mas são baratos. Se o presenteado é alguém vaidoso, pode ser uma opção.

  38. Estou em Buenos Aires esta semana e o Cachafaz e Havana não sai por menos de 4 pesos. Estou achando muito caro. Alguma dica de onde posso encontrá-los por um preço justo ou o preço é este mesmo?

    Obrigado.

  39. Vou ter que concordar contigo. A inflação é um fato a ser encarado e os alfajores subiram mesmo. Havanna é tabelado, não tem jeito. Eu encontrei El Cachafaz por $3,50 num mercadinho de bairro, aqueles de chineses. Mas confesso que nào foi fácil e acabei comprando todos que eles tinham, que somavam sete alfajores.

  40. Ah, não sei se serve de consolo, mas aqui no Brasil, no Aeroporto de Guarulhos, custa R$ 6 Reais cada Havanna.

  41.  ­

  42. oi juliana, vc sabe me dizer algum lugar q eu possa entrar em contato para revender el cachafaz?

  43. Infelizmente eu não sei mas se vc descobrir, nos avise!

  44. kkkkkkkkk…pode deixar…..esses são os melhores q já experimentei, olha q vou sempre pra bs as , pq meu marido é de lá, e ñ tem melhor.

  45. Olá Juliana,

    o Cachafaz é realmente incrível. Vamos deixar o Havanna de lado e levá-lo. Não tem pq perder essa =)

    Excelente post.

    Bj

  46.  ­

  47. acabo de chegar de buenos aires e encontrei essa delicia em uma doceria dentro do aeroporto,em caixas de 12 unidades a 40 pesos,preço até que rezoavel,na minha opinião eu gostei muito mais que o da HAVANA,caso sirva o havana mesmo tem um quiosque no shopping analia franco e outro no center norte e acredito que tem eu outros,mas conselho tente achar o cachafaz

  48. Aloa a tdos, estube mirandolos comentarios, y me quedo sorprendido por las opinones diversas, queria solo acresentar soy Prof. de gatronomia aqui no Brasil, m,as soy de BsAs, los mejores alfajores argetinos no son tan importantes las marcas que hay muchas, cada provincia tiene su alfajor, con su sabor diferente, como testura etc, hacer aqui es muy dificil porque la farinha 00 no hay aqui os ingredientes sao diferentes, e nunca se conseguira hacer igual, mas pela historia , devo dicer que para minha opiniao os amejores alfajore son los Caseros, las señoras del interior apresentan delicias inigualables, con rellenos de hijos, etc, etc. Recuerdo en mis cumpleaños los que mis tias haciean no encontre hasta hoy en loja alguma. Un abrazo a todos y gracias por participar.-

  49. Oi Refael, acredito que os caseiros sejam
    os melhores. Como nós, brasileiros, não temos contato com a realidade
    da culinária local, nos conformamos com os industrializados. Dai entra o El Cachafaz!
    aproveitando a oportunidade, comi um risoto de “mijo” em Buenos Aires e nunca mais encontrei isso. Sabe onde posso comer esse prato no Brasil?
    Abraços!

  50. Gostariaque publicasse a receita.

  51. Realmente o Alfajores cachafaz são excelentes. Estará nos pontos de venda da Lolybalas provavelmente na próxima semana.
    – Conitos chocolate negro, display com 6 unidades.
    – Alfajores de maizena dulce de leche, display com 6 unidades .
    – Alfajores chocolate negro, display com 6 unidades.
    – Alfajores chocolate branco, display com 6 unidades .
    – Temos outro display que tem 12 unidades, com 6 alfajores pretos e 6 brancos.

  52. Fica ali a dica pra quem quer comprar El Cachafaz no Brasil.
    Jorge, quando eu for na sua loja, quero a minha parte em alfajores, ok?
    :)

  53. nossa estou com agua na boca, parece ser um manjar dos deuses, agora so falta saber se as entregas seram para sao paulo tambem

  54. Holá, comprei o Cachafaz em um mercado “Chino” em San Telmo por $ 7 pesos cada. Muito caro está Buenos Aires, não vale mais a pena ir. A inflação beira 50% ao ano. Comi o alfajor Grandote 3 Tapas da marca La Nirva e também o Guaymallen umas delícias e por preço compatível. $ 2 pesos cada. Para vocês terem uma idéias a coca-cola 2 litros no supermercado está $ 12 pesos ( R$ 5 reais)- supermercado Coto!!!!o mais popular de Bs.As.

  55. Quê? Sete pesos um alfajor? Olha, pode ser pretensão minha, mas acho q tenho uma parte da culpa nessa inflação no valor do El Cachafaz. Afinal, são cerca de 300 acessos por dia e o post sobre o alfajor é quase sempre o mais lido. A brasileirada deve procurar em peso, o q fez com q o preço subisse.

  56. Olá Juliana. Encontrei seu blog pelo google – sempre ele… rsrsrs

    “Qual o melhor alfajor aergentino?”, apareceu o seu blog. Já tinham me falado do El Cachafaz – nao achei lá essas coisas, mas meu paladar estava ifluenciado pelo milka :( -, comprei em uma lojinha por 7 pesos; o milka (3 andares) saiu por 5,50 (mto doce msm, nao gostei).

    Agora que encontrei seu blog, vou experimentar mais alguns e comento oq encontrei, ok?

    Beijos e obrigado pelas dicas!
    Caio

  57. Olá Juliana,
    Estive em Buenos Aires em Março de 2012 e comprei o “alfajor Cachafaz” no carrefour de Palermo.
    Fiquei bem decepcionada, pois comprei somente uma caixa, dentro da validade, mas quando cheguei no Brasil e abri, estavam todos mofados.
    Enviei um e-mail ao fabricante, mas nem sequer me responderam.
    Outras pessoas dividem comigo essa experiencia, mas infelizmente soube apenas depois de chegar no Brasil. Boa sorte a todos. Christiane – SP

  58. Oi Christiane,
    isso me parece problemas de armazenagem ou estocagem. Se você tem a nota, precisa reclamar para o Carrefour. O problema é que eles não terão como trocar o produto pra você nem reembolsar, caso vc tenha comprado outroas coisas na mesma nota. Obrigada pela dica, agora ninguém mais arrisca comprar uma caixa. Melhor testar avulso das docerias de esquina e comprar os demais.
    E o que mais você comprou no supermercado? Valeu a pena?
    Abraços,
    Juba7

  59. Oi, estive em Buenos Aires esta semana e está tudo caríssimo, uma garrafinha de água de 500ml cuta $ 18,00. O alfajor Cachafaz realmente é o mais gostoso e bem mais caro que o Havana. O Cachafaz se vc procurar muito encontra a $ 125,00 a caixa com 24, mas tem de diversos tamanhos e encontra em qualquer lugar. O Havana do mesmo tamanho sai em média
    $ 94,00. Os de marcas desconhecidas está saíndo $ 5,00 individual. Mas de modo geral é ir lá só para conhecer mesmo, não vá achando que comprará absurdos pois está tudo muito caro!

  60. Olá, também estive de 15 a 21 de Novembro, 2012 em Buenos Aires… realmente achei muito caro!!! a água de 1,5 nos mercados se encontra por 6,5 pesos, mas nos restaurantes vc não paga menos de 12,00 em uma garrafinha de 500ml, comprei 2cxs do Alfajor Havanna com 24 unids. do tradicional e 1 cx de Havannets na loja da Florida deu R$ 140,00, carissimo!!! Os restaurantes caros demais e ainda cobram um tal de “cubierto” que é a surpresa da conta, cada um tem seu valor… é irritante… Concordo com a Carolina, vá somente para conhecer, tudo muito caro…
    abs

  61. Oi Juliana td bem, onde consigo encontrar esses alfajores argentinos aqui em São Paulo? Ouvi falar dizem que são muito bons.

  62. Encontrei uma lista que mostra boas alternativas aos principais. Todos artesanais e do interior do país. Ainda quero provar. Abs.

  63. Gente querem comprar Alfajor CACHAFAZ?
    Tem naquele shopping ao lado do cemitério na Recoleta. Um quiosque com café deles. Foi lá que eu comprei. Sempre comprava Havana. Até que conheci um casal de argentinos e me deram está dica maravilhosa. Bjs


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: