Publicado por: @juba7 | julho 22, 2008

Onde esquiar barato na Argentina

Se você nunca esquiou, não tem US$500 disponíveis na bagagem, mas ainda assim não quer perder a viagem e está decidido a dar suas deslizadas pela neve, essa é a dica: esqueça Valle Nevado (próximo a Santiago do Chile) e corra para a estação de esqui de Vallecitos (em Potrerillos, Argentina). Fica distante uns 85 Km do centro de Mendoza e é uma das estações mais antigas do país. ATENÇÃO: essa estação só funciona no inverno.

Agora, se você já foi a Valle Nevado ou outras estações da moda, não tente comparar as estruturas. Vallecitos é bem mais simples do que as demais e bem menos profissional.

COMO CHEGAR

Cordón del Plata visto de Potrerillos, Argentina

Cordón del Plata visto de Potrerillos, Argentina

Você pode contratar um transfer por agências de turismo de Mendoza. Eu recomendo a agência de aventuras Cordón del Plata http://www.cordondelplata.com. O transfer de van e de Land Rover sai por uns $80 pesos por pessoa, ida e volta.

Ou alugue um carro. Não há transporte público na região e se você não quiser esquiar, pode passear por Potrerillos, que também oferece cavalgadas, rafting e passeio de quadriciclos. Nos fins de semana, os Mendozinos param seus carros na beira do rio que desce da cordilheira e fazem a maior farofa. Também existem alguns poucos restaurantes na região. Nós não estávamos de carro e nos arrependemos muito.

ALUGUEL DE EQUIPAMENTOS

Alugue equipamentos de esqui (ou ski, a depender do freguês) em Mendoza. Sugiro a loja Climber, super profissional (Rua Espejo, entre as perpendiculares Patricias Mendozinas e España). Os atendentes sabem do que você vai precisar, mas só para você ter uma idéia, alugue botas impermeáveis (não precisa ser a bota dupla), calça ($10 pesos/dia) e casaco com capuz corta-vento, luvas ($5/dia) e um par de bastões ($10/dia). Leve seus óculos escuros ou alugue um ($5/dia). Não sei o preço do aluguel da bota e do casaco, pois eu já havia comprado aqui no Brasil. Aliás, se for comprar algum equipamento de montanha, não o faça no Brasil. Compre em Mendoza. Casacos e calças em Gore-Tex muito mais baratas do que aqui.

HOSPEDAGEM EM VALLECITOS

Vista lateral do refúgio Santo Antônio, em Vallecitos, Argentina.

Vista lateral do refúgio San Antonio, em Vallecitos, Argentina, a 2500 metros de altitude.

Hospede-se em um dos refúgios da região. Nós ficamos no refúgio San Antonio (reservamos pela agência Cordón del Plata, veja site na barra à direita da tela), mas também existem outros, como o Edelweiss e o San Bernardo – esses dois são vizinhos da estação de esqui.

Todos têm acomodações simples, algumas camas têm colchões bem desconfortáveis. A maioria oferece quartos que são coletivos, com beliches, mas também contam com (poucos) quartos privativos. Por isso, faça reserva com uma semana de antecedência ou mais.

About these ads

Responses

  1. Juliana,

    Será se eu for no dia 3 de outubro para essa localidade,eu ainda consigo esquiar? será se eu ainda pego neve?

  2. Olha, Douglas, esse inverno foi fraco, como vc pode ver na foto. O abrigo, que costuma ficar com bastante neve, tava quase pelado. Mais pra cima tinha neve e dava pra esquiar. Agora, em outubro, acho difícil. Teria que entrar em contato com uma agência de viagem como a Cordón del Plata e ver se a estação está aberta, mas creio que não, viu?
    Boa viagem.

  3. Argentina, belo pais, eu gostei!

  4. oi…galera estou tentando fazer um comtato com quen estar ou ja foi pra argentina pois estou tentando chegar lá ja estou no sul do brasil so falta um comtato pra saber onde vou ficar blz!

  5. Gostaria de saber quando realmente começa a nevar em Vallecitos proximo a Mendoza.

  6. Oi Antônio, fale com o pessoal da agência de viagens Cordón del Plata. Lá eles têm a previsão do tempo e podem te precisar essas informações. Agora, antes de Maio, acredito que não tenha neve, viu?

  7. olá,
    gostaria de saber quanto vc paga pra esquiar nessas estações de esqui e qual a alta temporada, como tambem, preço de hospedagem.

    obrigada.

  8. Kamila, não sei como estão os preços agora na Argentina e Chile. Considerando a inflação anual, os preços mudam bastante de temporada para temporada.

  9. oi ju
    olha só eu vou pra mendoz no começo de setembro e pretendia ver neve , pois nunca vi , será q consigo nessa epoca?

  10. Olá Juliana,

    Gostaria de saber se tem como visitar Mendoza e esquiar em 3 dias?

  11. Tem sim, se você passar apenas um dia esquiando.
    Mendoza é pequena, dá pra conhecer em um dia e meio.
    Agora, se quiser esquiar todos os 3 dias, vai perder outras atrações da cidade, que tmb oferece diferentes atrações turísticas, entre elas a gastronomia local e compras de couro.
    Espero ter ajudado.

  12. Olha, talvez não dê pra esquiar, mas neve nas montanhas você deve conseguir ver, sim! Se estiver de carro ou se você comprar um pacote de passeio até Vallecitos, suba até onde a neve começa a aparecer. É muito legal ver a neve pela primeira vez. Eu parecia uma criança.
    Boa viagem!

  13. queria ir para mendoza em julho, mas não acho preço pra ir até vallecitos da rodoviária….já fui no site da andesmar e lá só tem vallecitos de san juan. Alguém tem noção do preço de ida e volta para a pista?ouvi dizer que na temporada sai com bastante frequencia ônibus pra lá.

  14. Oi Juliana, estou indo para Vallecitos agora em junho, mas antes vou viajar de ônibus de Buenos Aires pra Mendoza. Gostaria de ficar uns dias em Mendoza e outros em Vallecitos. Vc saberia me indicar alguns lugares pra ficar, dando prioridade pros albergues? Muito obrigado.

  15. Pra dormir, em Mendoza http://mochilachic.com.br/2008/07/19/apartamento-barato-em-mendoza/
    Na frente desse apartamento tem um restaurante vegetariano

    http://mochilachic.com.br/2008/07/21/restaurante-vegetariano-em-mendoza/

    Na praça Independencia também tem um monte de restaurante ao redor. Todos são razoáveis. Nada fantástico, mas bem honesto.
    Segue link do mapa pra vc se localizar melhor http://www.argentinaesmendoza.com.ar/imagenes/mapa.jpg
    Abraços!

  16. Olha, eu fui na temporada e não lembro de ter visto ônibus subindo pra Vallecitos, não. Tem muita gente que aluga carro ou vai de van. Por isso que eu indico aqui no site entrar em contato com a agência agência de aventuras Cordón del Plata http://www.cordondelplata.com. O transfer de van e de Land Rover sai por uns $80 pesos por pessoa, ida e volta. É caro, mas foi o que achamos na época. Hoje, se eu fosse ficar poucos dias em Vallecitos, alugaria um carro para ter mobilidade à noite e não ficar presa lá na montanha. Se bem que depois das longas caminhadas, o que eu queria mesmo era descansar.
    Veja mais sobre Vallecitos aqui http://mochilachic.com.br/2008/07/22/estacao-de-esqui-barata-na-argentina/

  17. Olá Juliana, estou indo de Buenos Aires direto para Vallecitos. Gostaria de saber se em Vallecitos existem lugares para o aluguel de roupas para neve, pois o horário que chegarei em Mendoza será muito curto para procurar. Seu site tem me ajudado bastante, gostaria de obter mais dicas,estarei indo agora em Junho/10. (Estarei indo com a agência Cordón Del Plata, você conhece?)

    Grata,
    Rafaella.

  18. Eu não me lembro de ter visto nenhuma loja para alugar equipamentos. Vallecitos é meio ermo, sabe? Vi uns lugares que alugavam motos, caiaques, mas não vi equipamentos. Pode ser que já exista um loja hoje, mas dois anos atrás, todos alugavam em Mendoza antes de subir para Vallecitos. Talvez a Cordón del Plata tenha algo para alugar. Eles são ótimos e vão poder te informar melhor. Caso não tenham, peça pra própria Cordón alugar os equipamentos para vocês um dia antes da chegada. Não sei se eles prestam esse serviço, mas pode ser uma solução.
    Abraço,
    Juliana

  19. olá, gostaria de saber quanto gastaria, mias ou menos, numa viagem de 2 pessoas, por 5 dias? qual a melhor época para ir? desde já obrigada.

  20. Ola Juliana
    estou procurando uma estação de esqui mais barata, e vi sua dica sobre Vallecitos. nao cosegui achar link da estação pra ter uma ideia de como é. Achei uma outra estação chamada Penitentes, que fica a 180 km de mendoza.
    Poderias me dar mais informações sobre a estaçao de valllecitos.
    Obrigada

  21. Tudo que sei sobre Vallecitos eu coloquei no site. Sei que não é muito. Entre em contato com a agência Cordón del Plata. Acho que eles podem ajudar você.
    Abração!

  22. Melhor época, na minha opinião, é agora, no inverno. Ir pra Buenos Aires no verão seria o mesmo que ir para Campos do Jordão em pleno fevereiro. Quanto a valores, não consigo estipular uma cifra. Depende do grau de exigência de cada um.
    Espero ter ajudado.

  23. Ola Juliana. Olhei hospedagem em varios sites, inclusive no cordón del plata, mas tive dúvida qto a moeda utilizada nos lugares. Vc sabe se no refúgio san antonio e nas estações de esqui de vallecitos eles utilizam pesos ou dolares?
    Obrigada.

    ps: Seu blog é ótimo e muito útil. Parabéns pela iniciativa.

  24. Ola! Mto boas me pareceram essas dicAs. Estou entrando em contato ja com a cordondelplata… Vc acha viavel ir passar de sexta a domingo só?’ qto acredita que eh o gasto medio por pessoa?!
    Grata e parabens pelo artigo

  25. Se vc chegar sexta até meio-dia e voltar domingo à noite, vai ser uma viagem incrível!

  26. Oi Juliana, parabéns pelo blog – muito esclarecedor o mesmo…
    estou indo em setembro para Mendoza e gostaria de saber onde posso ver neve e tentar uns metros a frente esquiando, claro que levando em consideração o velho custo x beneficio. Você recomendaria Vallecitos para quem nunca esquiou? Abraço

  27. Olá.
    Estou combinado com umas amigas d eir para Argentina no ano que vem, curtir a neve..
    Adorei suas dicas, vc acha que uns 04 dias pe o suficiente??
    A hospedagem tem albergue/hostel??
    Com relação as roupas vc acha realmenteque sai mais em conta lá.
    Obrigada

  28. Vc sabe informar se consigo contratar aulas de esqui na própria estação?
    Se for levar criança (7 anos), tem que levar alimentação ou acha-se alguma coisa para comer por la?

  29. Olá,

    Estou de viagem marcada para Mendoza em setembro, do dia 8 ao dia 15. gostaria muito de esquiar. Será que consigo fazer isso em Vallecitos? Será que tem neve suficiente? Qual outra opção? Apreciaria muito ter sua opinião.

    Grato,

    Luiz Pedro.

  30. Oi Luiz Pedro,
    Olha, Vallecitos em setembro? Acho arriscado, temo que tenha pouca neve e seja frustrante. Bariloche é mais garantido. O pico Punta Princesa costuma ter neve até outubro. Eu apostaria lá. Peça mais informações no e-mail info@escuelamountain.com
    Abraço e boa sorte

  31. Olá Fabrício,

    sim, existem instrutores de esqui nas estações e aluguel de equipamentos. Também há o que comer, não se preocupe, só não será barato :)

  32. Olaaa boa tarde, estou indo dia 23/07 para Mendoza, e queria uma ajuda .
    Essa estacao de Vallecitos até hoje em dia segue sendo a melhor opcao no que diz respeito a preco ? Tem algum site da estacao ?

    Brigaado !

  33. oi ju vou pra Buenos aries em setembro gostaria de saber o melhor lugar para ficar gostaria muito de esquiar.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 451 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: